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terça-feira, 28 de agosto de 2007

Acrylic on Paper

Trabalhos começados originalmente em 2003, e visam retratar alguns prédios tombados como patrimônio histórico em Cuiabá/MT. Estes 2 são parte de um total de 30 pinturas em acrílico sobre papel. A primeira é do antigo Arsenal de Guerra (hoje SESC/Arsenal), e a segunda retrata a Igreja do Bom Despacho, uma obra de arquitetura colonial inspirada na Catedral de Notre- Dame de Paris. Na verdade ainda não terminei todas, mas espero que se Deus permitir, concluirei o projeto. São pinturas há moda antiga, sem nenhuma intervenção digital, o que no final das contas me proporciona imenso prazer e satisfação, e proporcionalmente requer muitíssima atenção e tranqüilidade no ambiente de trabalho também, o que últimamente tem sido quase impossível para mim. Gosto do acrílico porque o considero como o mais versátil dos mediuns, e ainda por sua alta pigmentação e permanência. Neste exemplo, vemos que ele pode assumir tanto a opacidade do guache como a fluidez e transparência da aquarela e se quiser, a consistência do óleo.
As pinturas são parte do acervo particular de Maria Teresa Carrion Carracedo e são protegidas pelas leis de direito autoral.

sábado, 25 de agosto de 2007

Teologia Também é Arte










Pra quem acha que teologia e toda arte criada em torno dela foi coisa do passado, apenas está ignorando todo o seu legado proporcionado em todas as civilizações. Inevitavelmente ela sempre fez parte de minha vida, e em 2006 tive que por a prova meus 4 anos dedicados a um seminário teológico e mais tantos outros de leitura. Fui convidado a participar da elaboração de uma nova versão de um clássico em teologia, feita por James Ussher, um grande teólogo e reformador do século XVII. É uma obra ímpar que conta a história da humanidade usando a Bíblia Sagrada como referência. O livro tem um formato incomum, tipo sanfona, que aberta alcança quase 8 metros de comprimento (4 de cada lado) e pesa mais de 1kg. Fiz toda a edição de arte (foram mais de 300 imagens), toda diagramação, infografia, produção gráfica, mapas, e muitas ilustrações. Algumas foram uma intervenção sobre o trabalho de Gustave Doré. Por fim, conseqüentemente fiz também uma revisão sobre a versão antiga, que infelizmente tinha muitas inconsistências (não por culpa de Ussher) e uma complementação teológica com conteúdo adicional aos temas abordados (muita pesquisa). O editor, Jorge Defanti, tinha vontade de realizar esse projeto há anos e através de João Pedro, que fez a capa e os desenhos 3D, chegaram até a minha pessoa, e acabei entrando nessa muvuca.










A Tábua Cronológica da Bíblia, como era de se esperar, teve muitas dificuldades técnicas, principalmente por ter sido toda produzida aqui em Mato Grosso e com recur$o$ escassos. Uma delas era a diretriz de se usar o texto impresso em toda obra apenas em preto, pois assim as pranchas poderiam ser impressas em outros idiomas sem mais problemas. Curiosamente o único lugar onde isso não ocorreu foi onde esta escrito o nome JESUS, que ficou em branco e vermelho, podendo ser usado assim em qualquer idioma ocidental. Outra dificuldade era o "casamento" das páginas e dobras, que têm que ser coladas a mão. A impressão de todas as pranchas (páginas) teve que ser feita de uma vez, dos 2 lados (usamos duas bi-colores). A produção foi toda na raça mesmo, tive até que ir em uma selaria fotografar o couro usado na capa do livro.
Enfim, suei a camisa e no final de tudo (1 ano), estava fisicamente e psicológicamente um caco. Mas valeu a pena, este livro é até o momento o único no gênero em língua portuguesa e ganhou o 30º Prêmio Clio de História de 2007.
Acho que eu estou me tornando um especialista em abacaxis.

Um Atlas Completo











No ano de 2000 conseguimos terminar um projeto a muito idealizado por Maria Teresa Carracedo (Entrelinhas Editora), o lançamento do primeiro atlas didático regional feito no Brasil, o Mato Grosso Atlas Geográfico. Foi um trabalho completo sobre o estado de Mato Grosso, sendo as autoras Leodete Miranda e Lenice Amorim. Não foi fácil, principalmente por ter sido um trabalho inédito, simplesmente sem nenhuma referência. Foi um trabalho que designers de SP não quiseram fazer (fizeram pouco caso da proposta e do nosso Estado), mas depois não acreditaram no que havíamos feito por aqui. Eu fiz todos os desenhos (ilustrações e cartografia). Aprendi muito. Depois disso ilustrei todo um livro de geografia sobre Mato Grosso, mais de 120 ilustrações (entre mapas e infográficos). Tudo foi feito com meu velho amigo FreeHand (infelizmente o Velho morreu).

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Meu Velho Amigo Photoshop

Hoje é unânime, 99% das imagens veiculadas nos meios comerciais passam pelo Photoshop. Mas as vezes a tradicional "restauração" não funciona em tudo. Estas imagens "restauradas" em 1999 demonstram isso, pois se não tivessem sofrido uma intervenção de pintura digital, nunca seriam perfeitamente "restauradas". A última de baixo é uma montagem simples, possível desde a versão 1 ou 2 do Photoshop. A foto aérea é do centro de Cuiabá na década de 1950.

Não Sou Chargista, Mas...


Nunca fui, e acredito que nunca serei um chargista, mas como se diz aqui na terrinha "tenho que defender o leite das crianças". Estas são duas das cinco charges feitas para o DETRAN/MT e a Brasil Telecom e veiculado como cartão telefônico. 2004.

Meu Começo nos Vetores








Esses são, sem muita pretensão, alguns do meus primeiros trabalhos feitos em computador. A pistola de pintura (airbrush), é um Paasche VL, ele e alguns Badger's, eram o top em versatilidade, acabamento e ilustração nos departamentos de arte antes dos "FreeHand's, Illustrator's, Painter's e Photoshop's da vida. Estes trabalhos foram feitos entre 1996/1997 com o "finado" Macromedia FreeHand 5 em um Macintosh Performa 6300/100Mhz, e acreditem, com 32mb de memória!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Lavas e Vulcões








A princípio estes desenhos foram feitos a mão em um papel de desenho do tipo dessin, depois foi escaneado e colorizado no Photoshop. O desenho no papel é importante porque nele se marcam todas as sombras e texturas a lápis para serem re-trabalhadas posteriormente. Na finalização usei o Illustrator para os demais detalhes e infografia.
Trabalho realizado para Entrelinhas Editora em seus dois livros "Aqüifero Guarani".
Julho/2007.

Infografia









Este desenho foi feito inteiramente no Adobe Illustrator para o Detran/MT em 2004. A proposta era criar peças de sinalização personalizadas para bicicletas populares, o que ajudaria combater o alto índice de acidentes com estes veículos. Bem, além de fazer esta apresentação, fiz um manual da construção das "imaginárias" peças e também suas aplicações para uma produção industrial.